Dr. Rafael Martinelli – Reumatologista

Artrite Psoriásica

Dúvidas frequentes sobre atividade física e artrite

1. Quem tem artrite psoriásica pode fazer atividade física?

Deve! Os exercícios fazem parte do tratamento, sendo importante que seja supervisionado por fisioterapeuta ou educador físico se a doença estiver ativa.

 

2. Posso fazer exercícios mesmo com as juntas inchadas?

Sim, o importante é movimentar a articulação, pois o repouso prolongado é prejudicial. Logo, movimentos leves, com pouca carga, são importantes para prevenir contraturas, manter a amplitude do movimento e reduzir a fraqueza muscular.

 

3. Devo usar frio ou calor nas juntas em caso de dor?

Ainda não existe consenso sobre o assunto. Alguns pacientes podem beneficiar do uso de um ou de outro; logo, não há contraindicação ou preferência de um método em específico.

 

4. Melhor caminhar ou correr?

A inatividade resulta em fraqueza muscular, cansaço, depressão e aumento das dores articulares. Inicialmente é recomendado fazer exercício aeróbico de baixo impacto, como caminhadas bicicleta e hidroginástica. Posteriormente, com a doença controlada é possível e desejável aumentar a intensidade do exercício físico, podendo inclusive praticar corridas.

              

5. O que fazer caso haja dor ou cansaço durante o exercício físico?

Diminua a intensidade e velocidade dos exercícios, faça menos repetições. Caso a dor persista interrompa a atividade física e procure um profissional.